Mudar para novo domínio

Como Fazer Um Site >> SEO >> Mudar para um novo domínio



Suponhamos que você tem o dominio www.dominioantigo.com mas que prefere mudar para www.novodominio.com que acabou de adquirir.

Apresento a seguir os passos que eu mesmo segui para mudar o nome de um dominio quando finalmente consegui comprar o nome que eu queria.

 

Passo a passo para mudar um domínio

1. Comprar um novo domínio. Se precisar leia como registrar um domínio.

 

2. Na conta onde tem o seu site alojado adicione o novo domínio. Na secção de gestão de domínios deverá ter um recurso do tipo do apresentado na seguinte imagem:

Ao adicionar o novo domínio deverá aparecer uma informação com os nomes de servidor que vai usar no ponto seguinte.

 

3. Na conta em que registou o www.novodominio.com, configure os DNS para apontarem para o servidor onde tem o site alojado. Deverá definir algo como:

  • dns1.seuservidor.com
  • dns2.seuservidor.com

No Namecheap é necessário clicar em "Transfer DNS to Webhost" na barra lateral e depois introduzir os DNS, veja a imagem:

 

4. Vá de novo à conta onde tem o seu site alojado configure para aquele domínio apontar para a pasta onde estão os ficheiros do site. O processo pode variar dependendo da sua empresa de alojamento. No meu caso apareceu-me o seguinte:

A partir deste momento tanto o seu domínio antigo como o domínio novo ficam definidos para apontar para o mesmo site. No entanto o domínio novo não vai funcionar logo de imediato, sendo necessário esperar algum tempo (em principio algumas horas) para a propagação dos DNS pela web.

 

5. Reencaminhar domínio antigo para o novo domínio.

          www.dominioantigo.com     =>      www.novodominio.com

Logo que o domínio novo funcione (ou seja, que quando o colocar no browser você possa aceder ao seu site) deverá tratar rapidamente de reencaminhar o domínio antigo para o domínio novo. Isto é para evitar que os motores de busca possam interpretar os dois domínios como dois sites independentes com conteúdo igual podendo penalizar o seu site por conteúdo duplicado.

Procure na raiz da sua conta (no serviço de alojamento) um ficheiro com o nome ".htaccess" (se não existir veja como criar um ficheiro .htaccess). Edite-o e cole o seguinte:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.novodominio.com/$1 [R=301,L]

Não se esqueça de substituir www.novodominio.com pelo verdadeiro nome do seu novo domínio.


Pronto, de agora em diante sempre que os seus visitantes introduzirem na barra de endereços do browser www.dominioantigo.com serão automaticamente direcionados para www.novodominio.com. Você assim não perde visitas nem ranking pois os motores de busca vão passar a atualizar todos os links que estavam indexados para o seu doíinio antigo, substituindo-os pelos links do seu novo domínio.

 



Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço e privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado

Eu próprio uso esta empresa
de hospedagem para alojar
os meus sites.

Criar Site Grátis:
Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2018 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

 X
Quer aprender como criar sites, receber novidades, promoções e ofertas especiais?
Subscreva a newsletter gratuita.
Endereço de Email:

Pop Email