Tutorial de NVU

Como Fazer Um Site >> Web Design >> Tutorial do NVU


Com este tutorial você vai aprender a editar as páginas do seu site usando o programa gratuito NVU.

O NVU é um programa grátis que pode ser instalado nos sistemas operativos do Windows, Linux e Mac. Permite editar facilmente as páginas do seu site, sem ter que saber HTML, como se estivesse a usar um processador de texto. É muito simples de usar.

  1. Instalar o NVU
  2. Configurar o NVU
  3. Usar o NVU
  4. Seleccionar a página que pretende editar
  5. Editar páginas no NVU
  6. Criar links no NVU
  7. Publicar páginas no NVU
  8. Verificar que as alterações foram publicadas

1. Instalar o NVU

Pode fazer o download do NVU aqui. Depois de ter o ficheiro zip no seu computador, descompacte-o. No interior da pasta descompactada, basta clicar no ficheiro nvu.exe para abrir o programa. Não precisa de instalação. Isso significa que pode copiar a pasta do NVU para uma pen e usar facilmente o programa em qualquer outro computador.

Para ter os menus em português faça a instalação do pacote de linguagem. Siga as indicações que pode encontrar no post NVU em português.

Se o seu sistema operativo é o Linux ou Mac, procure no fundo da página deste link a versão que se adequa ao sistema operativo do seu computador.


2. Configurar o NVU

Se você já tem um site e quer usar o NVU para o editar e gerir, então deverá começar por dizer ao NVU como é que ele se vai ligar ao servidor onde você tem o seu site hospedado (servidor FTP). Terá que introduzir nas configurações do NVU o nome de usuário e password da sua conta do serviço de hospedagem.

Abra o NVU. Quando estiver no interface principal do programa faça o seguinte:

  1. Clique no menu "Editar" e selecione Configurações de publicação. Abre-se uma janela.
  2. Nessa janela, no campo Nome do site coloque um nome que vai servir para você identificar o seu site no NVU.
  3. No campo seguinte Endereço HTTP da sua página, introduza o URL do seu site, como por exemplo: http://www.seusite.com
  4. No próximo campo Endereço de publicação coloque o endereço FTP do seu site. Este endereço depende de cada serviço de hospedagem, mas costuma ser algo como: ftp.seusite.com .
  5. Introduza o seu nome de usuário no respetivo campo e a sua password no campo "Senha". Estas informações também lhe são dadas pela empresa onde tem o seu site hospedado. Depois clique em "OK".
  6. No menu "Ferramentas" clique em "Preferências" e ative a opção Preservar a formatação original do código fonte. Clique em "OK".

O NVU está configurado para editar e gerir o seu site. Não precisará de fazer estas configurações novamente.

 

3. Usar o NVU

Depois de ter o NVU configurado poderá editar as páginas do seu site. Basta para isso:

  • Seleccionar a página que pretende editar
  • Editar a página
  • Publicar página
  • Verificar página alterada

 

4. Selecionar a página que pretende editar

Em primeiro lugar você terá que se ligar ao seu site clicando no icon "+" que fica à esquerda do nome do seu site no Gerenciador do site (O Gerenciador do site é a secção que fica em baixo do lado esquerdo no NVU). Isso faz com que apareça o conteúdo do site que tem hospedado no servidor. A seta vermelha da figura mostra onde deve clicar:

Se aparecer uma mensagem de erro, depois de clicar no "+", significa que o NVU pode não ter sido configurado corretamente com os dados do servidor FTP. Verifique novamente os dados que usou para fazer a configuração do NVU.

Se tudo correu bem tem agora uma lista em que são mostrados os ficheiros e pastas que tem alojados no seu serviço de hospedagem. As páginas que pode editar normalmente aparecem com a extensão .htm, .html, .shtml, .php, .asp, .jsp, ou .cfm. Imagens aparecem sempre com as extensões .jpg, .jpeg, .gif, .png, e muito raramente com a extensão .bmp or .tif. Veja a figura:

 

5. Editar páginas no NVU

Muito mais poderá fazer com o NVU, no entanto neste tutorial apenas vamos explicar duas das suas funções básicas, editar texto e criar links. Mas também poderá adicionar muito facilmente imagens, tabelas, criar novas páginas, etc.

Editar texto no NVU é muito parecido com aquilo que se faz num processador de texto. Basta clicar na página, no local onde pretende e começar a escrever. Na figura abaixo pode ver a área do NVU onde se faz a edição das páginas:

Pode usar o seu teclado para apagar texto, digitar novas palavras e frases, pode usar as setas para se movimentar ao longo do texto. Pode aplicar negrito ao texto, ou itálico. Centrar o texto ou alinhá-lo à direita/esquerda. Pode alterar o tamanho da fonte, ou mudar a sua cor. Pode criar listas numeradas. Tudo isto pode ser feito a partir da barra de formatação de texto do NVU, que é muito semelhante ao que se pode encontrar em qualquer processador de texto:

 

6. Criar links no NVU

Para criar um link para outro site, ou para uma outra página do seu próprio site, primeiro selecione o texto que pretende que funcione como link, depois clique no botão de Link (botão que está mesmo por cima da barra de formatação de texto). Uma janela abre-se na qual você vai colocar o URL do site para onde quer que o link aponte (não se esqueça de colocar http://www. no endereço URL para que o link funcione). Se quer que o link aponte para uma outra página é só colocar o endereço URL dessa página.

Para criar um link para um endereço de email, em vez de usar http://, use sim mailto: seguido do endereço de email. Exemplo mailto:mariana@hotmail.com (sem espaços).

 

7. Publicar páginas no NVU

Depois de ter feito todas as alterações que queria, vai precisar publicar a página que acabou de alterar. Ou seja, você precisa de enviar a página alterada para o servidor do seu site, para que essas alterações passem a aparecer na internet. Para publicar a página que acabou de editar basta clicar sobre o botão Publicar (o botão fica também sobre a barra de formatação de texto). Em alternativa pode ir ao menu "Arquivo" e selecionar "Publicar".

Se tudo correu bem é apresentada uma mensagem a dizer que a publicação foi bem sucedida.

Se a mensagem disser que a publicação falhou, então verifique novamente as configurações que introduziu no ponto 2. Verifique também se a firewall do seu computador está a impedir que o NVU se ligue à internet, se isso acontecer defina a sua firewall para não bloquear o NVU.

 

8. Verificar que as alterações foram publicadas

Abra o seu browser e aceda ao endereço da página que acabou de alterar e publicar. Clique algumas vezes em F5 para actualizar a pagina e garantir que a versão da página apresentada é a mais recente.

 


O processo de configuração é que pode ser um pouco confuso no inicio. O resto das funções do NVU são bastante simples de usar, muito intuitivas, é só uma questão de as explorar um pouco.

Com o NVU poderá nunca mais ter que tornar a pagar a um web designer para manter o seu site actualizado.



Registro de Dominio:
Imagem de domínio

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço e privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:
Imagem de hospedagem

Escolha uma empresa
de hospedagem fiável para
alojar o seu site.

Criar Site Grátis:
Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2019 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

 X
Quer aprender como criar sites, receber novidades, promoções e ofertas especiais?
Subscreva a newsletter gratuita.
Endereço de Email:

Pop Email