Escolher um Serviço de Hospedagem de Sites

Como Fazer Um Site >> Criar um Site >> Escolher um Serviço de Hospedagem de Sites



Chegou ao 2º passo fundamental para se fazer um site.

Depois de ter registrado o nome do seu domínio você está pronto para escolher um serviço de hospedagem para o seu site.

Um serviço de hospedagem fornece-lhe o espaço, as ferramentas e o apoio técnico para você criar as páginas do seu site. Ali ficará hospedada também a sua conta de email (que será qualquer coisa como voce@seusite.com). 

É no servidor de hospedagem que tudo acontece, portanto por favor leia esta página com atenção para se assegurar que você escolhe a opção mais apropriada para o seu site.

Note que você não tem que hospedar o seu site na mesma empresa em que registrou o seu domínio.


O que você deve procurar num serviço de hospedagem?


Criador de Páginas Web

Certifique-se que está disponível um criador de páginas no serviço de hospedagem. Se um criador de páginas estiver incluído você poderá por exemplo escolher um layout/template pré-existente e criar o seu site em minutos.

Desta forma não é necessária nenhuma programação. Tudo o que você tem que fazer é usar o criador de páginas fornecido pelo serviço, selecionar o design que você quer e adicionar o seu texto.

Programa para criar site - Se você não quiser usar o criador de páginas que os serviços de hospedagm colocam à disposição, você também pode usar algum software para criar e editar as suas páginas no seu próprio computador, antes de as colocar no serviço de hospedagem. Se você possui algum desses programas você também pode criar páginas através dele sem ser preciso saber HTML. Depois pode salvar e colocar todo o seu trabalho no servidor de hospedagem (alguns desses programas permitem até fazer o upload directamente para o servidor).  O Dreamweaver é um editor muito bom que pode usar. Eu usei-o para criar este site.


Loja online

Tudo depende de qual é a finalidade do seu site, mas se você pretende vender produtos no seu site pode ser importante escolher uma hospedagem que inclua no serviço um carrinho de compras. Assim você poderá receber encomendas e manter a sua loja online. Se este recurso estiver incluído no seu plano de hospedagem em principio será mais fácil pôr a sua loja em funcionamento.

A instalação de uma loja num site pode ser uma tarefa complicada. Mas quando se opta por um serviço de hospedagem que oferece este recurso, tudo fica bem mais simples.


Blog Wordpress

Se está a pensar criar um blog com o Wordpress o serviço de hospedagem tem que permitir o uso de ficheiros PHP e de bases de dados MySQL (atualmente a maioria das empresas oferece este tipo de hospedagem). Pode ser você mesmo a instalar o Wordpress mas isso pode também ser feito de uma forma simples se a empresa de hospedagem oferecer uma ferramenta que faz a sua instalação (No A2Hosting a ferramenta chama-se "Softaculous", no Hostgator chama-se "Fantastico" enquanto que na Globat se chama "SimpleScripts"). Esta ferramenta facilita a instalação no servidor não só do Wordpress mas também de outros scripts como fóruns, galerias, lojas online, etc.


Outras funcionalidades

Veja se o serviço oferece a possibilidade de adicionar ao seu site outras funcionalidades tais como fóruns de mensagem, salas de chat, galerias e outras aplicações que possa precisar.

Painel de control - Num serviço de hospedagem com alguma qualidade, depois de aceder à sua conta, você encontra um painel de control (cPanel ou Control Panel) onde você faz a gestão do seu site e de todos os recursos disponiveis. É no painel de control que estão organizados os vários recursos que estão incluidos no serviço (tais como o Criador de Páginas Web, um Gestor de Ficheiros, o Softaculous, etc).


Apoio ao cliente

Este é um aspeto importante. Verifique se a empresa oferece apoio aos clientes. Algumas empresas oferecem a possibilidade de entrar em contacto com o apoio 24 horas por dia através de chat. Eu próprio tenho usado este serviço quando surge algum problema técnico, e tenho na hora a resposta que preciso, ou então fica algum técnico da empresa a trabalhar para resolver o problema. Mas independentemente de ser um sistema de chat, um número de telefone, um fórum, um sistema de mensagens ou um email, o importante é que o apoio funcione, que você possa contactar alguém caso surja algum problema.


Muitos Clientes?

Se a empresa de hospedagem tem muitos clientes isso pode ser um bom indicador. Por vezes as empresas têm uma secção com testemunhos dos seus clientes em que estes recomendem investir naquele serviço. Avalie-os de forma crítica.

Algumas empresas têm até fóruns em que os clientes partilham ideias e colocam questões. Se for esse o caso, dê uma olhada naquilo que as pessoas falam.


Abrir Uma Conta

Quando você registrar o seu domínio você pode comprar apenas o domínio (não comprando a hospedagem na mesma empresa).

Depois de você ter terminado o processo de registro do domínio, vá ao site do serviço de hospedagem que você escolheu e compre o serviço de hospedagem.

Por um plano de hospedagem pode pagar-se $4 por mês (ou entre $6 e $8 por mês por uma hospedagem sem limite de sites nem de tráfego) e se você ainda não tiver nenhum software de webdesign para criar e gerir as suas páginas, como por exemplo o Dreamweaver, assegure-se que escolhe uma hospedagem que lhe permita criar facilmente as páginas do seu site. Os serviços de hospedagem mais conhecidos, todos eles oferecem alguma ferramenta de criação de páginas web, mas experimente o Criador Fácil de Sites que é um serviço online que dá especial atenção à facilidade com que essas páginas podem ser criadas sem ser necessário comprar qualquer programa de software. Experimente!


Escolha um serviço de hospedagem

Há várias empresas de hospedagem na internet.

Eu já tive os meus sites hospedados na HostGator. É uma das maiores empresas de hospedagem a nivel mundial e por isso tem um serviço robusto, estável e onde não faltam recursos/opções.

Uma outra empresa com uma grande dimensão mundial que oferece um serviço semelhante à HostGator é a BlueHost. A BlueHost também permite hospedar qualquer tipo de site mas realça a facilidade de instalar um site Wordpress (pode experimentar clicando neste link WordPress Hosting).

Qualquer uma delas oferece serviços fiáveis com cPanel onde pode encontrar imensos recursos. Normalmente pode optar um plano mais simples e barato, ou então pode optar por um plano que permita hospedar um número ilimitado de sites e espaço no servidor também ilimitado. Estas empresas maiores já incluem o Certificado SSL (assim os visitantes poderão aceder ao seu site através de uma ligação segura https, em vez de http) - este é um aspeto importantes que vai permitir que os motores de busca valorizem o seu site. Têm assistência por chat de 24 horas por dia que já usei e funcionou muito bem.


Escolha um serviço de hospedagem e comece já a criar o seu site!




Registro de Dominio:
Imagem de domínio

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço e privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:
Imagem de hospedagem

Escolha uma empresa
de hospedagem fiável para
alojar o seu site.

Criar Site Grátis:
Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2019 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

 X
Quer aprender como criar sites, receber novidades, promoções e ofertas especiais?
Subscreva a newsletter gratuita.
Endereço de Email:

Pop Email