Como Ganhar Dinheiro Com o Google Adsense

Como Fazer Um Site >> Ganhar Dinheiro >> Ganhe Dinheiro Com o Google Adsense



Imagem do Google AdsenseVejam um dos meus cheques do AdSense

Quem tiver um site, ou quem estiver a pensar criar um site, simplesmente não pode ignorar o facto de que pode ganhar dinheiro com o AdSense.

O Google AdSense fez com que ganhar dinheiro com a internet seja mais fácil do que nunca, e de uma forma que é absolutamente legítima.

O meu primeiro site criei-o pelo simples prazer de ter um site sobre um assunto que me interessava. Vi o tráfego do site crescer, mas confesso que naquela altura continuei cético em relação ao AdSense. O site esteve com cerca de 1000 visitas diárias ao longo de alguns meses. Só depois resolvi tentar. E foi uma agradável surpresa. Comecei a ganhar alguns dólares por dia e pouco tempo depois passei a ganhar algumas dezenas de dólares diariamente com o AdSense.


O que é o AdSense?

O Google ganha a maior parte das suas receitas com os anúncios que exibe no seu motor de busca (as pessoas interessadas pagam ao google para exibir anúncios na página de resultados daquele motor de busca). Tudo isto é gerido por um programa do Google chamado de AdWords.

Portanto é através do AdWords que os anunciantes pagam ao Google. Mas o AdWords não exibe anúncios apenas nos resultados das pesquisas do Google. Também exibe anúncios noutros sites da internet. Portanto esses anúncios podem também ser exibidos no seu site. É aí que tudo fica mais interessante. O Google divide as receitas de publicidade consigo. Por outras palavras, você ajuda o Google a fazer publicidade e o Google paga-lhe uma percentagem daquilo que ele ganha.

O programa usado pelo Google para dividir as receitas consigo é o AdSense.

Quem quiser monetizar um site não pode passar sem considerar seriamente este programa. Mesmo que o seu site seja só para informação, mesmo assim você pode participar no programa e ganhar algum dinheiro com o AdSense - ou pelo menos pode ganhar o suficiente para pagar as despesas que você tem com o seu site, ou para compensar o tempo que nele investe.

Não tenha problemas em colocar o AdSense no seu site. As pessoas compreendem se o seu esforço e mérito forem recompensados monetariamente. Para além disso, não precisa de encher o seu site com anúncios do AdSense. Na realidade colocar poucos anúncios pode até ser mais vantajoso. Por vezes colocar apenas um pequeno anúncio, bem integrado no layout do seu site, pode até trazer-lhe melhores resultados do que muitos e variados anúncios.


O Google anda por aí a oferecer dinheiro?

Provavelmente você estará a perguntar-se porque raio o Google anda por aí a distribuir o dinheiro que recebe dos anunciantes.

Se você perceber como o AdSense funciona, você vai ver que é uma situação em que todas as partes ficam a ganhar, e o Google é também uma das partes beneficiadas. Vejamos...

Ao exibir anúncios noutros sites o Google expandiu a exposição daqueles anúncios. Em vez de serem exibidos apenas no motor de busca do Google os anúncios passaram assim a ser exibidos em inúmeros sites por toda a internet. Mais exposição significa mais cliques nos anúncios e isto significa mais tráfego para os sites dos anunciantes que estão inscritos no AdWords.

Mais tráfego para os sites dos anunciantes são mais receitas para o Google. E isso representa também mais receitas para quem estiver inscrito no AdSense.

Lembre-se que os anunciantes pagam sempre que os sites deles recebem uma visita. E claro que o Google espera que os anunciantes reconheçam o sucesso das suas campanhas de publicidade e continuem a introduzir mais dinheiro nas suas contas do AdWords para que sejam exibidos mais anúncios.

Ao pagar uma percentagem das suas receitas, o Google constrói uma relação de parceria com quem aderiu ao AdSense. As pessoas que ganham dinheiro reconhecem o valor do programa e assim vão continuar a ajudar o Google a exibir anúncios.

E é assim que a empresa dona do motor de busca mais popular da internet se tornou uma das melhores fontes de receitas para webmasters (ou talvez até a melhor fonte de receita).


A Minha História Pessoal com o AdSense

Venho recebendo cheques mensais do Google e tenho lido numerosas histórias de sucesso de sites que ganham com o AdSense por mês quantias de mais de $10,000.

Admito que um valor destes num único mês provavelmente não é aquilo que é habitual para a maioria dos participantes. E para além disso arranjar tráfego já não é tão simples como já foi no passado.

Eu promovo o AdSense num site que não criei com esse objectivo. Passados apenas 5 meses que entrei no programa os meus cheques mensais chegaram a $1,000. Vejam aqui um dos meus cheques.

Quanta mais informação você coloca no seu site, mais hipóteses você tem de conseguir tráfego orgânico (tráfego gratuito proveniente dos motores de busca). Por isso é tão importante que você escolha um tema pelo qual você se interesse para que possa construir um público interessado e um tráfego crescente.

Os meus cheques não foram tão altos no inicio. Penso que o meu primeiro ganho mensal ficou um pouco abaixo de $100. Contudo, eu continuei a receber mais e mais tráfego dos motores de busca à medida que fui adicionando mais conteúdo, e optimizando o site, e os cheques começaram a crescer. Nunca imaginei que pudessem subir até àqueles valores em tão pouco tempo.


"Quanto Posso Ganhar Com o AdSense?"

Esta é provavelmente a pergunta que você está a fazer neste momento. O Google não revela exactamente qual é o ganho por cada anúncio que é clicado.

A comissão que você recebe por clique varia, depende de quanto os anunciantes estão a pagar ao Google por um determinado anúncio. Você vai ganhar uma parte desse valor. O valor que os anunciantes pagam varia muito, depende do tema do site. Pode por exemplo em média ser de 5 cêntimos, pode ser de 15 cêntimos, pode ser de 30 cêntimos por clique... depende muito.

Palavras chave muito procuradas na net (tais como emprego, ganhar dinheiro, investir na bolsa, etc) poderão dar mais a ganhar por clique já que são palavras chave altamente concorridas. É a lei do mercado. Os anunciantes geralmente pagam mais pelos termos que são mais pesquisados nos motores de busca.

O Google não vai revelar quanto é que você ganha se alguém clicar num determinado anúncio que é exibido no seu site. Mas na sua conta do AdSense você pode ver o total de receitas que você gerou naquele dia (ou semana, mês, ano, etc). Este valor a dividir pelo número de cliques dá-lhe o ganho médio por clique. Por exemplo, se você ganhou $15.70 por 262 cliques então você ganhou uma média foi de 6 cêntimos por clique.  Este é o nível de detalhe ao qual você vai ter acesso. Lembre-se que é apenas uma média. Você nunca vai saber quanto é que um anúncio de determinado anunciante lhe rendeu.

A quantia que você vai ganhar também depende em grande medida de factores como a quantidade de tráfego que você vai receber no seu site, se os anúncios correspondem aos interesses dos seus visitantes e a localização dos anúncios nas suas páginas.

O ideal é que você crie um site sobre um tema sobre o qual você saiba bastante. Dessa forma vai ser muito mais fácil para si criar uma grande quantidade de conteúdo sobre esse tema.


Porque é que o AdSense Funciona Tão Bem

Durante anos, antes de surgir o AdSense, os webmasters tentaram ganhar dinheiro colocando banners em seus sites na esperança de que os visitantes clicassem neles. O problema dos anúncios através daqueles banners é que os internautas rapidamente ficavam indiferentes, as pessoas rapidamente passavam a ignorá-los deixando de clicar neles.

Quando foi a última vez que você clicou num banner?

...Exactamente!

Para ganhar dinheiro através de um banner, normalmente o visitante que clicava no banner tinha que comprar alguma coisa. Com o AdSense, os seus visitantes apenas têm que clicar nos anúncios. Eles não têm que comprar nada.

Para além disso, na maior parte das vezes o uso daqueles banners não se combinava muito bem com o conteúdo do site pelo que as percentagens de cliques eram mínimas.

Com o AdSense você pode exibir anúncios de texto (que normalmente recebem muito maiores percentagens de cliques do que os banners) e os anúncios podem ser contextualizados combinando com o conteúdo do seu site... tudo isto graças à tecnologia avançada do Google.

Muitas vezes as pessoas pensam que os anúncios fazem parte do conteúdo do seu site e portanto clicam neles porque a informação é relevante para elas. Enquanto que banners que têm muito pouca relevância, por muito animados e psicadélicos que sejam, tendem a ser ignorados.

Se o Google não tiver anúncios relacionados com o tema do seu site ele pode também exibir anúncios de outros assuntos. Mas estes outros assuntos embora não relacionados com o seu site estarão relacionados com os interesses dos internautas (estes interesses são rastreados através de cookies colocados no navegador dos internautas). Isto faz com que também estes anúncios se tornem relevantes aumentando a probabilidade dos internautas clicarem neles.


Como se inscrever no AdSense

O Google tem vindo a apertar as suas politicas de aceitação. O Google faz uma revisão do seu site antes de aceitar você no programa. Em 2014 estes são alguns critérios listados pelo Google para se qualificar para ter uma conta de AdSense:

  • Ter um site
  • Ter mais de 18 anos de idade
  • Respeitar os regulamentos do programa - para este ponto deve ler os regulamentos do AdSense antes de enviar a sua inscrição. Pode ler os regulamentos aqui antes de enviar a sua inscrição.
  • Ter o site há vários meses - Para alguns países o Google exige que o site exista há 6 meses (esta condição aplica-se por exemplo a países como a China e Índia). É conveniente que o site já esteja estabelecido há algum tempo, de preferência o site deve existir há vários meses com várias páginas de conteúdo.

Se você acha que cumpre os critérios descritos, vá até http://adsense.google.com e faça a sua inscrição. Depois de analisar a sua inscrição o Google entrará em contato com você por e-mail no espaço de cerca de uma semana.

Quando você for aceite, só tem que copiar o código HTML fornecido pelo Google, e colar esse código HTML nas páginas do seu site em que você gostaria de exibir os anúncios. Os anúncios que vão aparecer vão ser relevantes para o conteúdo das suas páginas ou então serão relevantes para os interesses dos visitantes (o Google sabe quais são os interesses dos internautas através de cookies colocados nos seus navegadores de internet). Com anúncios relevantes você terá assim mais hipóteses de que os seus visitantes cliquem nos anúncios.

Os blocos de anúncios podem ter várias dimensões. Normalmente os blocos de anúncios que geram mais receitas são os maiores especialmente quando ficam bem visíveis e bem integrados no layout do site. Podem ser verticais, horizontais, a localização é você que decide. Você pode também alterar as cores dos anúncios por forma a combinar com o layout das suas páginas.


E se o Seu Site For Rejeitado Pelo Google...

Se você receber aquele email do Google que diz que o seu site não foi aceite, lembre-se que como membro do programa AdSense você torna-se um parceiro da empresa Google.

Ou seja, eles têm que se certificar que os sites que exibem os anúncios deles têm o mínimo de qualidade. É essencial que a rede de publicidade tenha qualidade para garantir que os anunciantes ficam satisfeitos com o serviço. Os clientes do Google são os anunciantes, são eles a peça mais importante do negócio. Só anunciantes satisfeitos é que vão continuar a decidir investir no programa do Google para lançar as suas campanhas de publicidade. Imagine se você tivesse pago ao Google para exibir um anúncio seu e você o encontrasse a ser exibido num site com um design pobre e muito mal desenvolvido...

Mas se o seu site foi rejeitado, isso não significa que o problema esteja no desenvolvimento do design do seu site. Podem haver outras razões:

1) O seu site é uma página pessoal?  

Parece que geralmente o Google não aceita sites pessoais porque a maior parte deles não tem um tema específico. Normalmente são sites que andam à volta de vários assuntos relacionados com o dono do site, seus hobbies, actividades, fotografias, etc.

É importante que o site tenha um tema especifico, que contenha uma grande quantidade de informação sobre determinado assunto. O tema pode ser qualquer coisa como culinária, um desporto, uma profissão, etc. Certifique-se que o seu tema é claro e de que a informação que fornece é adequada.

2) O seu site é organizado? 

Certifique-se que o seu site é fácil de navegar, que as cores usadas não confundem os visitantes, que todos os links funcionam e que cada página tem um layout coerente.

3) Quantas páginas tem o seu site? 

O Google não exige um número especifico de páginas, mas acredita-se que eles procuram sites com uma determinada quantidade de conteúdo. Um site com apenas 2 páginas pode não ser aceite. Poderá ser recomendável ter pelo menos umas 10 páginas com conteúdo antes de se decidir inscrever no AdSense.

4) Tem conteúdo? 

Não é recomendável que o seu site seja apenas uma lista de links para outros sites. Certifique-se que você tem um site com um tema bem definido e com bastante conteúdo original. Aposte em páginas longas, com bastante texto. É difícil definir um valor para a quantidade de palavras que os seus textos devem ter. Mas tente criar páginas com várias centenas de palavras, com umas 400 ou 500 palavras.

5) O conteúdo tem qualidade?

Embora a quantidade de texto possa ser importante não descuide o aspeto da qualidade. Você não pode deixar passar a ideia que todo aquele texto foi criado apenas para o AdSense. Acrescente valor naquilo que escreve. Torne o texto interessante e útil para os seus leitores.

Verifique a gramática, evite erros ortográficos. O texto deve estar integrado no layout de uma forma equilibrada que favoreça a navegação e leitura. Use títulos e subtítulos para as diferentes secções do texto.

Lembre-se que o Google não vai querer estabelecer parcerias com sites que passam uma imagem descuidada.

5) Leia os regulamentos do programa

Assegure-se que leu as regras e procedimentos do AdSense atentamente e certifique-se que o seu site não violou nenhum dos termos.


Dicas Para Ter Sucesso com o AdSense

Aqui ficam algumas dicas para obter sucesso com o AdSense.

1.  Tema - Se o principal objectivo do seu site é fazer dinheiro com o AdSense, certifique-se que você escolhe um tema sobre o qual você esteja à vontade para que possa assim escrever bastante conteúdo sobre esse assunto.

2.  Domínio - Crie um site com domínio próprio (SeuSite.com).  Não tente usar um serviço de hospedagem gratuito porque o mais certo é o seu site acabar por ter banners e pop-ups e poderá se rejeitado por não ter um aspeto profissional. Para além disso um servidor gratuito, em vez de lhe atribuir um endereço web do tipo www.seusite.com , vai atribuir-lhe um endereço parecido com:

http://www.hospedagem-gratuita.com/seusite/membro4321/home.html

Se criou o seu site num servidor grátis e ficou com um desses endereços longos isso pode ser razão suficiente para ser recusado no AdSense. Por isso registre o seu domínio.

3. Hospedagem - Depois arranje um serviço de hospedagem e crie as páginas do seu site.

4.  Tráfego - Logo que o seu site esteja pronto é importante que ele passe a ser listado nos principais motores de busca e que passe assim a receber tráfego orgânico.

Para você conseguir ganhos interessantes com o AdSense você terá que ter algumas centenas de visitas diárias ao seu site. Só uma parte dos visitantes vai clicar nos anúncios. Se por exemplo 5% das pessoas clicar nos anúncios e você tiver 400 visitas por dia, isso significa que você terá 20 cliques por dia. O que você vai receber por esses 20 cliques depende do valor médio por clique que terão os anúncios do seu site. Se esse valor for de $0,3 por clique você receberá $6 por dia. Se for de $0,6 por clique você receberá $12 por dia.

Claro que estas receitas sobem quando em vez de centenas de visitas se conseguem milhares de visitas por dia. Ganhar dinheiro com o AdSense depende da quantidade de visitantes. Quanto maior o tráfego do seu site maior potencial de gerar receitas ele terá.

Ser listado no Google é completamente grátis e pode-lhe trazer centenas ou milhares de visitantes ao seu site. Você pode propor ao Google que liste o seu site no motor de busca, depois é só esperar que o seu site passe a aparecer nas pesquisas. Pode levar semanas ou meses. Depois é só fazer o mesmo com o Bing, Yahoo, etc.

Outra forma importante de conseguir visitantes para o seu site é usar as redes sociais para o promover. Inscreva-se nas redes sociais, participe em grupos de discussão, pode também criar vídeos no Youtube relacionados com o tema do seu site...

Cuidado com as trocas de links. Fazer parcerias com outros sites relacionados e participar em trocas de links já deu bons resultados no passado mas agora é uma prática que é penalizada pelo Google. Nessas parcerias você colocava um link para o site de outra pessoa e essa pessoa colocava um link para o seu site. Isto já foi uma excelente forma de obter mais tráfego mas atualmente não é aconselhável qualquer troca de links. Os links devem surgir naturalmente motivados pelo interesse natural de outros webmasters pelo tema do seu site.

5. Maximize os seus ganhos - Depois de ser aceite no AdSense experimente, experimente e experimente. Faça testes com os anúncios.

Experimente localizações diferentes, no cabeçalho do site, abaixo do cabeçalho, na barra lateral, à direita, à esquerda, inseridos no texto, no final do texto, no rodapé... Os anúncios colocados no topo da página e mais à esquerda, são de longe os que me têm gerado mais receitas.

Experimente diferentes dimensões, experimente os blocos de texto... Os blocos de anúncios que me têm rendido mais ganhos são os maiores, de 728x90, ou de 336x280, mas já tive um site em que um bloco de texto em linha de 728x15 tinha rendimentos melhores do que qualquer outro anúncio.

Jogue com as cores...Defina os seus anúncios com cores que os confundem com as cores do layout do seu site... ou então experimente cores que os fazem sobressair... Comigo o que tem resultado melhor são as cores que não os fazem destacar, talvez porque as pessoas deixam de os detectar imediatamente como anúncios. Mas no seu caso pode ser diferente. Experimente!

O importante é que você comece a perceber o que é que funciona melhor no seu caso. Desta forma estará a maximizar as suas receitas.

CTR - Ao maximizar as suas receitas você estará a maximizar o CTR dos anúncios (CTR = Click Through Rate) que é a taxa de visitantes que clicam nos seus anúncios. Com valores de CTR mais altos você poderá atrair mais anunciantes o que pode aumentar ainda mais os seus ganhos. Lembre-se que os anunciantes vão querer colocar os anúncios em sites onde os anúncios vão receber mais cliques.

Crie canais segmentáveis - Quando criar blocos de anúncios na sua conta do AdSense aparece uma opção para criar "critérios personalizados", e estes pode torná-los "segmentáveis". É fácil! Quando criar um "critério personalizado" basta clicar em "Exibir este critério personalizado para os anunciantes como um canal de anúncio segmentável". Ao usar "critérios personalizados" segmentáveis os seus anúncios vão aparecer listados a anunciantes que podem estar interessados em anunciar especificamente no seu site. Estes anunciantes pagam mais e portanto você irá ganhar mais por clique.

 

O AdSense deve ser a única forma de ganhar dinheiro?

O AdSense pode ser uma excelente forma de rentabilizar o seu site. Porém, se ganhar dinheiro online é um dos seus principais objectivos, não se esqueça que não é bom depender de uma única fonte de receitas.

Já diz o ditado que não devemos pôr os ovos todos no mesmo cesto. Portanto você poderá estar interessado em diversificar e aprender outras formas de ganhar dinheiro online.



Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço de privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado

Eu próprio uso esta empresa
de hospedagem para alojar
os meus sites.

Criar Site Grátis:

Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2015 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

.