Passos para Criar um Site

Como Fazer Um Site >> Criar um Site >> Passos para Criar um Site



O que Precisa Para Criar Um Site?

Imagem de Web Design

1) Um Nome para Domínio

Um nome de domínio é o endereço web de um site. Um nome de domínio poderia ser por exemplo "meusite.com".

Os domínios são pagos anualmente e você pode registrar o seu. Podem custar cerca de 10€ por ano. Há vários sites na internet onde poderá registrar o seu domínio. Clique no link para ver algumas empresas onde poderá registrar o seu domínio.

Está à procura de um site GRÁTIS?

Não recomendo sites grátis. Eles são muito instáveis, na verdade nunca se é dono do site e não lhe será atribuído um verdadeiro domínio. Em vez disso seu endereço poderá ficar algo como  http://freesite.seunome.com .  Por vezes o domínio pode ser ainda mais comprido.


2) Servidor de Hospedagem (web hosting)

Um site precisa de um servidor de hospedagem onde irá colocar as suas páginas para que fiquem disponíveis online. No fundo o serviço de hospedagem é prestado por uma empresa que aloja os arquivos do seu site e fornece-lhe as ferramentas para você criar e colocar as páginas na internet.

A hospedagem pode ser paga mensalmente ou anualmente. Pode pagar-se entre $4 e $8 dependendo do tipo de hospedagem, se tem limites de tráfego, se é ilimitada, etc.


3) Criar as Páginas do Site

Alguns serviços de hospedagem fornecem também ferramentas para construção de sites para que você possa fazer o seu site sem precisar de nenhum software adicional. Pode ser importante saber se eles fornecem essas ferramentas antes de você escolher o serviço de hospedagem.

O Dreamweaver é um software de edição de páginas web e construção de sites. É um programa bastante conhecido que muita gente usa para para criar e manter os seus sites. Foi o Dreamweaver que eu usei para para criar este site.

Você pode criar um site sem usar nenhum software, mas para fazer isso você vai ter pelo menos que aprender HTML.  Nesse caso tudo o que você tem que fazer é abrir um editor de texto (por exemplo o Notepad) e escrever os códigos de HTML necessários para definir o layout da página e formatar o seu conteúdo (texto, imagens, vídeos, etc).

Depois você salva o arquivo no seu computador como nomearquivo.html, e coloca-o na internet (fazendo upload) através do seu serviço de hospedagem.

Se você não está interessado em aprender HTML você pode fazer download de alguns modelos de HTML grátis que se podem encontrar facilmente na internet. Se quiser pode experimentar este modelo de site gratuito. Depois só tem que abrir o modelo no Dreamweaver, ou noutro editor de sites, e introduzir os seus textos e imagens. Também há editores gratuitos que você poderá fazer download. Pode experimentar por exemplo o NVU, programa grátis para criar sites. Como seria de esperar estes editores têm algumas limitações (afinal de contas eles são grátis) mas podem ser suficientes para você começar com o seu site, e mais tarde poderá sempre optar por um software superior.

Fazer site com o Wordpress - O WordPress é mais vocacionado para criar um blog (eu uso o WordPress no blog do Como Fazer Um Site) mas também pode ser usado para criar um site. É sempre bom ter umas noções de HTML, mas para fazer um site com o WordPress já não é preciso usar o Dreamweaver ou outro software parecido. Em vez disso terá que instalar o WordPress no seu servidor de hospedagem, arranjar um template e inserir as páginas do seu site através do painel do seu WordPress.


Outras Funcionalidades no Site

Está a pensar criar um forum de mensagens ou uma sala de chat para os seus visitantes comunicarem entre si? Talvez você tivesse a pensar criar uma página com um formulário de contacto para que através dele os seus visitantes pudessem lhe enviar um email. Se você tencionava fazer negócios na internet talvez quisesse ter uma loja online, com carrinho de compras, pela qual você pudesse receber pagamentos... ou talvez desse jeito ter um mapa para mostrar a localização do seu negócio...

É aqui que as coisas começam a complicar um pouco. Mas não se deixe desencorajar. A instalação destas funcionalidades está cada mais facilitada. Existem cada vez mais recursos disponiveis na internet que possibilitam a instalação destas coisas (e a maior parte dos serviços de hospedagem já têm ferramentas através das quais os clientes podem instalar facilmente várias funcionalidades - lojas online, fóruns, galerias de fotos, etc - directamente através da sua conta de conta de hospedagem).

Estas funcionalidades normalmente requerem algum tipo de script.

Um script não é mais do que um arquivo, ou porção de código, que contém um conjunto de instruções que vão desempenhar certas funções.

Os scripts de algumas funcionalidades (script para um quadro de mensagens, script para galeria de fotos, etc.) podem ser encontrados através de uma pesquisa nos motores de busca (Google, Bing, etc). A instalação de alguns pode ser muito simples. Se por exemplo quiser criar um mapa de localização poderá fazê-lo simplesmente colando uma porção de código numa das páginas do seu site. Outros scripts requerem uma instalação mais elaborada.

Alguns scripts são grátis, outros não.

Por exemplo se pretende um fórum de mensagens, você pode ir a http://www.phpbb.com e consegui-lo gratuitamente. A única questão é que tem que ser você a instalá-lo no seu site. Seguindo as instruções de instalação você deverá conseguir instalá-lo mas você não pode esquecer também as particularidades do seu serviço de hospedagem. Verifique que o seu serviço de hospedagem corresponde aos requisitos do script que pretende instalar no seu site.

A maior parte dos serviços de hospedagem vão ajudá-lo se você precisar de orientação e alguns até fornecem scripts aos seus clientes gratuitamente com ferramentas que os instalam directamente a partir da conta do cliente.

Importante!  Antes de seleccionar um serviço de hospedagem, certifique-se que ele suporta o tipo de script e funcionalidade que você vai querer usar no seu site.


Recorrer a Programadores

Se você não consegue encontrar um script ou você não quer aprender como instalá-lo, você sempre pode ir ao Elance e pagar a um programador para lhe fazer esse trabalho.

Tudo o que você tem que fazer é abrir lá uma conta e propor um trabalho. Depois os programadores enviam-lhe orçamentos para fazerem o trabalho, e você escolhe aquele que quiser. Você pode verificar o histórico e o que as outras pessoas dizem de cada programador antes de optar por um deles.

Você pode até pô-los a fazer o design do seu site. Assim você só terá que comprar o domínio e o serviço de hospedagem, e depois entrega o trabalho de criação do template a um programador.


Ganhar Dinheiro Com o Seu Site

Cada vez mais as pessoas vêm para a internet com intenções de ganhar dinheiro. Muita gente pensa em criar um site porque quer ganhar dinheiro online. Será que é mesmo possivel ganhar dinheiro na internet?

Certamente que é possivel fazê-lo online a tempo inteiro (como eu). Se é este o caminho que você procura, você está no local certo.

Leia sobre várias maneiras de ganhar dinheiro online.

 


Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço de privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado

Eu próprio uso esta empresa
de hospedagem para alojar
os meus sites.

Criar Site Grátis:

Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2015 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

.