Como Escolher o Tema do Seu Site?

Como Fazer Um Site >> Criar um Site >> Como Escolher o Tema do Seu Site



man confusedPrecisa de ajuda para escolher o tema do seu site?

Escolher um tema para o seu site pode não ser fácil. Toda a gente parece ter grandes ideias mas que na prática podem não ser muito simples de implementar.

Quem não gostaria por exemplo de ter um site tão popular como o FaceBook?

Mas não é só aparecer uma ideia espectacular, fazer um site, vendê-lo por milhões a uma grande empresa e ficar rico!

Não é assim tão simples...

Esta ideia funcionou para algumas, poucas, pessoas, mas normalmente a história não corre tão bem assim. É por isso que é importante pensar um pouco melhor sobre como escolher o tema de um site.


Pretende Ganhar Dinheiro?

Se o seu objectivo é ganhar dinheiro com o seu site então eu recomendo sempre a abordagem mais simples.

Você até poderia querer criar algo como o Facebook, mas são precisos muitos conhecimentos técnicos, e de programação, para construir e manter um site desses. Não seria uma boa ideia começar por aí. Mesmo que você pagasse a um programador para criar algo parecido, isso iria custar milhares de euros. A maior parte das pessoas não imagina a quantidade de recursos que são necessários para criar um site tão popular como o Facebook.

Para além disso você provavelmente precisaria de um servidor de hospedagem dedicado, que pode custar centenas de euros por mês. Você bem podia esquecer os planos de hospedagem mais simples, que habitualmente ficam por cerca de 5€ por mês.

Sim, aqueles sites são espetaculares mas há muitas dores de cabeça para os gerir. Parece que a maior parte das pessoas não tem noção disso.

Então qual é a abordagem mais indicada? A abordagem mais simples, que recomendo, no fundo é fazerem o que eu tenho feito nos últimos anos.

Eu não tenho sites tão espetaculares como o Facebook. Nem sequer sei muito sobre programação. Eu apenas crio sites sobre assuntos que me interessam, atraio tráfego e ganho dinheiro com programas de afiliados tais como o Google AdSense e outras empresas que vendem produtos relacionados com o tema dos meus sites.

Suponhamos que você adora preparar sobremesas. Você poderia fazer um site chamado melhores-sobremesas.com onde você oferecia aos leitores as suas receitas favoritas. Você criava o seu site e depois dedicava-se a promovê-lo de maneira a arranjar tráfego. Poderia investir um pouco em SEO (search engine optimization) para que as suas páginas fossem indexadas nos motores de busca e podia também participar activamente em fóruns e nas redes sociais (inscrevendo-se em grupos de pessoas interessadas pelo mesmo tema).

Quando o seu site tivesse algum tráfego você poderia ganhar dinheiro publicando no seu site anúncios do Google. poderia também sugerir aos seus visitantes outros produtos que eles pudessem achar interessantes. Por exemplo, você poderia juntar-se à plataforma de afiliados como a Public Idees e procurar campanhas que estivessem relacionadas com produtos para cozinhar, electrodomésticos, etc.

A Public Idees fornece-lhe links. colocando esses links no seu site você vai ganhar uma comissão por cada venda que o seu site faça. Na plataforma de afiliados da Public Idees você vai encontrar programas de afiliados sobre vários assuntos que podem ser promovidos em sites e blogs com o objectivo de ganhar dinheiro.

Algumas plataformas de afiliados mandam-lhe um cheque no final do mês! Outras podem depositar os seus ganhos na sua conta PayPal.

Um site com programas de afiliados é muito mais fácil de criar e manter do que um site enorme e de programação intensa como o Facebook. Pode gerir o seu site você mesmo com um programa como o Dreamweaver (ou com um editor de sites gratuito). Para começar basta seguir estes passos para criar um site.


Não tem a Certeza de Qual o Melhor Tema?

Perguntam-me muitas vezes "Qual é o melhor tema?" mas isso é muito relativo.

Se o seu objectivo é ganhar dinheiro então é muito importante você seleccionar algo que realmente capte o seu interesse. Lembre-se, trata-se de um site que você vai ter que actualizar com alguma frequência para manter os seus visitantes interessados e manter os seus niveis de tráfego.

Então é importante você seleccionar alguma coisa sobre a qual você tenha bastantes conhecimentos, experiência, ou sobre a qual pelo menos você tenha muito interesse em aprender mais.


Evite o Tema "Como Ganhar Dinheiro"

Esta é uma grande armadilha na qual muitos iniciantes caem. Não se conseguem decidir sobre um tema e escolhem a ideia de ganhar dinheiro online (uma vez que querem ganhar dinheiro escolhem este tema).

É sempre uma má ideia escolher um tema no qual não se tem experiência. A não ser que você prove que está realmente ganhando algum dinheiro online (e mostre às pessoas como o fez), você corre o risco de criar apenas mais um site "fique rico online" que nunca vai chegar a ter qualquer sucesso, apenas mais um site entre milhões de sites sem sucesso que falam sobre esse tema.

Este nicho está extremamente saturado e você vai ter muitas dificuldades para gerar tráfego. Já alguma vez procurou pelas palavras "ganhar dinheiro online" no Google?

Há milhões de sites sobre este assunto. São tantos que até fica difícil perceber quais é que realmente tentam ajudar as pessoas com boas informações e quais é que são apenas esquemas para tentar ganhar dinheiro.


Porque é que a Escolha do Tema é tão Importante?

A escolha do tema é fundamental. Os sites que têm sucesso online são aqueles que abordam um certo tópico de uma forma única, com um toque pessoal que acrescenta valor, novidade. São sites cujo conteúdo é bem escrito, actualizado frequentemente. Os webmasters donos destes sites normalmente conhecem o seu público e compreendem as bases do marketing online.

Estas coisas você tem que aprender a implementar no seu site se quer ter sucesso, e isso não vai acontecer da noite para o dia. Por isso a escolha do tema é crucial.

Você tem que ser paciente enquanto o tráfego começa a crescer, portanto ou você escolhe alguma coisa que realmente capte o seu interesse ou você vai acabar por ficar aborrecido e abandonar o seu site.

E não se preocupe muito sobre o que os outros andam a fazer. Só porque você vê na internet uma pessoa ganhar milhões com um determinado tema, não pense que você tem que fazer a mesma coisa ou algo similar.

A razão porque essa pessoa é tão bem sucedida é por causa dos pontos que eu mencionei acima. A paixão que essa pessoa tem pelo tema que escolheu é que está a fazer florescer a sua criatividade o que por sua vez está a gerar tráfego. Se você escolher esse mesmo tema você pode não estar tão motivado porque o assunto não é "seu" (como o é para essa pessoa tão bem sucedida).

Eu sei que é tentador copiar a ideia bem sucedida de outra pessoa, mas não é uma boa ideia para a maior parte das pessoas.

Portanto está na altura de descobrir o que capta realmente o seu interesse e desenvolver o seu toque pessoal em torno desse assunto. Este é o primeiro passo para se ter sucesso.


Não é para o Desencorajar, Mas...

Não escrevi este artigo para desencorar você a criar um site complexo e interactivo. Se é nisso que você acredita então vá em frente.

Eu só quero que você entenda o que está em causa. Você não pode simplesmente comprar um programa de software, fazer o download de algum modelo e criar um site interactivo e bem sucedido como o FaceBook. É precisa muita programação. Então ou você vai ter que aprender muita programação ou você vai ter que pagar a algum BOM ESPECIALISTA para fazê-lo para si.

É muito melhor começar com um site pequeno e simples como o que eu descrevi acima e logo que o tráfego e o dinheiro comecem a aparecer, então você pode pensar expandir-se para algo mais robusto e complexo.

Você vai poupar muito dinheiro e dores de cabeça se começar com uma abordagem mais simples.



Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço de privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado

Eu próprio uso esta empresa
de hospedagem para alojar
os meus sites.

Criar Site Grátis:

Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2015 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

.