Quer Criar um Site Grátis?

Como Fazer Um Site >> Criar um Site >> Quer Criar um Site Grátis?



Web.com Site Builder

Podem até existir bons serviços de hospedagem gratuitos, mas a minha experiência com eles tem sido bastante negativa.

Muita gente não se apercebe das desvantagens de se criar sites grátis. Espero que este artigo lance alguma luz sobre o assunto.

Não cometam o mesmo erro que eu cometi. Depois da minha má experiência, decidi nunca mais voltar a ir pelo caminho "grátis". Crie o seu site de raiz com o seu próprio domínio ".com" pois é um pequeno investimento que realmente vale a pena.

Colocar o seu site numa hospedagem gratuita muitas vezes é como construir uma casa na areia. Pode ser rápido e pode parecer fácil no inicio, mas o mais certo é que não irá durar muito tempo.


Desvantagens dos Serviços de Hospedagem Gratuitos

  • Os seus visitantes podem duvidar da sua credibilidade
  • É frequente os Motores de Busca ignorarem esses servidores o que é uma GRANDE desvantagem!
  • O espaço de hospedagem é limitado
  • Podem começar a aparecer banners ou anúncios pop-ups na sua homepage ou mesmo em todas as páginas do seu site
  • Não poderá adicionar ao seu site certas aplicações (por ex. salas de chat, paineis de mensagens, jogos, encomendas online, etc.)
  • Não há garantias por quanto tempo o site se vai manter disponível
  • O site ficará com um endereço longo e difícil de lembrar (não será seusite.com)
  • Não há emails associados ao domínio (como por ex. voce@seusite.com)
  • Ajuda e apoio aos clientes deficiente, ou então nem sequer existem
  • Pode não ser grátis para sempre, passando a ser cobrado um pagamento passado algum tempo

Vantagens de Possuir o seu Próprio Domínio ".COM" e uma Hospedagem Própria

  • É mais fácil ser listado nos resultados dos Motores de Busca (Google, Bing, etc.)
  • O endereço do site é fácil de lembrar (seusite.com)
  • Não há banners ou popups
  • Terá endereços de email associados ao seu domínio (voce@seusite.com)
  • Você tem um maior controlo sobre o aspeto do seu site
  • Não corre o risco de ver o seu site ser removido inesperadamente
  • Terá espaço disponivel para que o seu site possa crescer
  • Terá acesso a ferramentas de design e outras funcionalidades
  • O site terá uma aparência mais profissional
  • Terá à sua disposição um serviço de apoio aos clientes para o ajudar caso necessite

Muitos principiantes procuram serviços de hospedagem gratuitos porque pensam que registrar um domínio é um processo muito caro e difícil.

O processo de construir um site pode realmente intimidar quem nunca criou um site antes. Compreendo que muita gente possa ficar preocupado com a ideia de gastar dinheiro em alguma coisa que não lhe é familiar e que lhe parece muito difícil.

Mas posso garantir que construir um site com uma extensão ".com" não é nada caro, principalmente se tivermos em conta todas as chatices que um site grátis pode dar. Manter um site pode custar entre 5 e 10€ por mês.  

Este site já não me custa absolutamente nada para manter. Isto porque as receitas do programa grátis do Google Adsense , para além de terem pago o custo inicial de compra do domínio, permitem-me também pagar a totalidade do custo mensal de hospedagem.  

O Google também lhe pode pagar a si para exibir anúncios de texto nas páginas do seu site ganhando uma comissão sempre que um desses anúncios for clicado. Se você tiver um site grátis, pode ser bem mais difícil de ser aceite no AdSense ou em outro programa de afiliados geradores de receita.

A maior parte dos serviços de hospedagem pagos oferecem algum tipo de software ou ferramenta de construção de páginas web que lhe podem facilitar o processo de criar o seu site. Com essas ferramentas você não vai precisar de saber HTML ou qualquer outra linguagem de programação para construir o seu site com sucesso.


Os Motores de Busca vão Ignorá-lo!

É provável que sim, que os motores de busca o ignorem se o seu site estiver alojado num servidor gratuito. Esta é talvez a maior desvantagem, especialmente se o seu objectivo é atrair tráfego orgânico (tráfego gratuito proveniente dos motores de busca) e ganhar dinheiro com o seu site. Não se pode dizer que o seu site nunca venha a ser listado no Google ou no Bing, mas definitivamente um site grátis não é um bom ponto de partida para ser aceite nos motores de busca.

Os motores de busca são uma excelente fonte de tráfego grátis. Tenho a certeza que você não vai querer perder todo este tráfego orgânico que você pode receber gratuitamente.

Há uns anos atrás era super fácil ter um site listado nos motores de busca independentemente de ser um site grátis ou pago. Mas agora com o spam que anda por aí (muita gente usa hospedagens gratuitas para lançar as suas campanhas de spam) já não é assim. Os motores de busca estão cada vez mais selectivos com os sites que adicionam às suas listas.

Porque é que é difícil os sites grátis serem listados nos motores de busca? Porque os sites grátis são:

1. Muito pequenos e sem importância. A maior parte dos sites grátis são geralmente pequenos, têm poucas páginas e oferecem muita pouca informação sobre um determinado tema. Quem não está disposto a pagar normalmente também não está disposto a investir muito do seu tempo a criar conteúdos amplos e de qualidade. As pessoas que têm sites grátis têm tendência para fazer deles uma espécie de páginas pessoais onde adicionam todos os links que acham interessantes. Portanto os sites grátis têm também normalmente mais links para sites externos do que links internos para o seu próprio site.

Os motores de busca procuram sites com substância, com conteúdo, que ofereçam bastante informação sobre um tema especifico, e que tenham bastantes páginas.

2. Não são actualizados, não têm manutenção. Quem cria um site grátis, muitas vezes abandona-o semanas ou meses depois. Isto cria vários links que não funcionam, imagens ausentes, etc. E este tipo de links os motores de busca não estão interessados em apresentar nas suas páginas de resultados.

Os motores de busca estão a ficar mais atentos. Os algoritmos dos motores de busca avaliam uma série de factores que podem ter um impacto negativo na hora de posicionar um site nos resultados das pesquisas. Um deles pode ser o tipo de hospedagem. Significa que quando eles detectam que uma página está hospedada num servidor gratuito, eles podem baixar o posicionamento desse site, ou nem sequer listá-lo, ignorando-o.

As pessoas que usam hospedagens gratuitas queixam-se frequentemente de terem problemas em terem os seus sites indexadas nos motores de busca.

Mas se ainda não está convencido faça uma experiência. Faça agora mesmo uma pesquisa no Google sobre qualquer assunto, e vai ver que aparecem nos resultados muito poucos sites hospedados em servidores gratuitos, se é que aparece algum.

3. Ausência de links apontando para o seu site.  Pelos motivos apresentados nos pontos 1 e 2 , a maior parte dos outros webmasters e os directórios importantes da internet não vão linkar para sites alojados em servidores gratuitos. E isso é grave porque os sites precisam de links externos para subir nos resultados das pesquisas.

Os sites grátis normalmente têm uma aparência menos profissional e os outros webmasters não vão facilmente atribuir um link a um site grátis desenvolvido de uma forma precária com pop-ups e banners por todo o lado.

Para além disso eles também sabem que os sites grátis geralmente têm curtas esperanças de vida.

Os motores de busca detectam que ninguém está a linkar para o seu site, pelo que o podem ignorar. Ter outros sites que linkam para o seu site é muito importante para alcançar um bom ranking nos motores de busca. O tipo de sites que linka para o seu site e o "page rank" daqueles sites também é importante para passar autoridade para o seu site.

 

Pelo exposto podemos concluir que os sites grátis são muito pouco respeitados na Internet.


Sites Grátis e Negócios Online Não Combinam

É surpeendente o número de pessoas que querem começar um site de negócios mas que dizem que não querem gastar dinheiro nenhum.

Eu não conheço ninguém que tenha um site de negócios bem sucedido e que o tenha construido num serviço gratuito de hospedagem.

Se você estivesse a arrancar com um negócio tradicional, offline, você primeiro ia pensar em investir algum dinheiro, não ia? E com os negócios online não é muito diferente. Para arrancar com negócios online também é necessário investir, apesar de muita gente pensar o contrário.

Não espere que as pessoas o levem muito a sério se o endereço do seu site começa com o nome de um serviço de hospedagem grátis.

E se o endereço do seu site não afugentar as pessoas, provavelmente os banners e os pop-ups que você vai ser forçado a exibir vão acabar por afastar os seus visitantes. Se os serviços grátis fornecem templates (modelos) para o seu site, eles são geralmente básicos com uma aparência muito pouco profissional o que também não contribui para que o seu site seja respeitado.

Você também não ficaria um pouco desconfiado se o url de um negócio fosse algo como http://www.webhostfree.com/manuel/empresax/index.html em vez de www.empresax.com?

Não há ATALHOS para o sucesso.

Os internautas estão a ficar cada vez mais familiarizados com a Internet e podem cheirar um "site foleiro" a milhas de distância. Você vai querer perder credibilidade e potenciais clientes devido ao seu site parecer "foleiro"?

Para além disso, há certas coisas que você não vai conseguir fazer com um serviço de hospedagem gratuito. Uma loja online com formulários de encomendas e carrinho de compras, e outras aplicações interactivas, são coisas que você vai precisar para criar um negócio online mas não vai conseguir ter pois a maior parte das empresas de hospedagem gratuitas não oferece esse tipo de funcionalidades.


Mais Problemas com os Serviços de Hospedagem Gratuitos

Uma empresa que oferece um serviço de hospedagem gratuito tem custos altos pois tem que pagar por espaço e por largura de banda (tráfego) suficientes para alojar milhares de sites. Mas como o serviço que oferece é gratuito, ela pode começar a perder dinheiro muito depressa.

Para tentar manter o serviço grátis passa então a exibir banners nas páginas dos membros, na esperança de que os visitantes cliquem e comprem produtos... mas será que isso resulta? Basta pensarmos em quantos banners é que nós próprios clicamos... Pois, muito poucos! Os anúncios exibidos nesses banners têm a agravante de não serem contextualizados e de por isso converterem muito mal.

Então algumas empresas já desesperadas acabam por passar a cobrar uma "pequena" quantia pelo serviço. E é nessa altura que, se você não está disposto a pagar pelo seu site, você bem que pode dizer "adeus" a todo o seu trabalho.

Se você ainda não leu sobre a minha experiência com servidores grátis, leia aqui.

Quase todos os servidores gratuitos têm clausulas e condições em que NÃO GARANTEM que mantêm o site disponível. O que quer dizer que eles reservam-se no direito de remover o seu site a qualquer altura, independentemente de quanto trabalho e tempo você investiu nele.

Você preferia ter um endereço assim http://www.fireangel.com/hm/suaempresa  ou assim http://www.suaempresa.com ? Você já é capaz de dizer qual deles é gratuito, não é?  Pois...

Mesmo que você tencione apenas criar um site pessoal, os seus amigos e família vão ficar muito melhor impressionados se os enviar para um domínio do tipo SeuNome.com do que para um site estranho cheio de banners cintilantes e pop-ups aborrecidos a surgir por todo o lado.

Já houve várias empresas onde era possivel ter um site grátis. Infelizmente à medida que essas empresas começaram a passar por dificuldades começaram a fechar os servidores de páginas grátis ou então começaram a cobrar só para sobreviverem.

Muitas empresas fecharam e nem sequer deram muita importância aos seus clientes. E o que é ainda pior, centenas de pessoas viram os seus sites grátis a desaparecer da internet sem qualquer aviso.

Isto continua a acontecer com muitas das empresas de hospedagem gratuitas, e na minha opinião, não compensa o risco a não ser que o seu site seja apenas para fazer umas experiências e não planeie mantê-lo por muito tempo.

Só use Hospedagens Gratuitas Se...

A única situação em que eu recomendaria criar um site grátis é se você precisasse de um site temporário (por exemplo para anunciar um evento) e você não o quisesse ter online por muito tempo. Se é esse o seu caso leia como fazer um site grátis.

Se neste momento você não pode suportar os custos de investir num site, isso também é uma razão compreensivel. Mas espero que você acabe por voltar cá mais tarde, quando já tiver mais possibilidades, e aprender como registrar o seu domínio. 

Eu tive más experiências com empresas de hospedagem gratuitas, pelo que penso que você não se vai arrepender se escolher construir o seu site numa fundação sólida que só os serviços de hospedagens pagos podem providenciar.


A Melhor Maneira de Construir um Site

O melhor é registrar o seu domínio e construir o seu site de raiz.

O processo de registo de um domínio é muito fácil. Você procura na base de dados de dominios da Internet até encontrar um nome que esteja disponivel. Em menos de um minuto você poderá reservar o domínio. Depois o domínio poderá ser seu durante o tempo que quiser.

Logo que tenha o nome de domínio que pretende, você vai precisar de um local para criar as páginas do seu site. Você vai precisar de uma empresa de hospedagem. Caso necessite, a maior parte dos serviços pagos dão apoio e ajuda aos clientes para criarem e instalarem as suas páginas no servidor.

Os custos de hospedagem não são caros, e no inicio, se você não ficar satisfeito, dispõe de um periodo experimental em que poderá pedir o dinheiro de volta. Portanto pode experimentar e avaliar se o serviço corresponde às suas necessidades.



Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço de privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado
affiliate_link
banner de afiliado

Estas são as duas empresas
de hospedagem que eu uso
para alojar os meus sites.

Criar Site Grátis:

Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2014 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

.