Criar uma rede social com o BuddyPress

Como Fazer Um Site >> Criar um Site >> Criar uma rede social com o Buddypress



Os sites das redes sociais podem tornar-se viciantes e por isso têm um grande potencial para gerar receitas. Criar uma rede social como o Facebook ou como o Twitter será certamente uma tarefa muito complicada para a maioria, mas com a ajuda do Wordpress criar uma rede social própria passou a estar bastante acessivel para todos.

Claro que existem alguns serviços na internet que também permitem criar facilmente uma rede social. É o caso do Ning ou do Grou.ps, mas nestes a desvantagem é que o site da rede social que criarmos não será completamente nosso. Ficamos sujeitos aos preços que os donos desses serviços nos impuserem quando a nossa rede social começar a crescer e precisar de mais recursos, memória, etc. E se eles resolverem fechar as portas corremos o risco de ficar sem a nossa rede social, perder todos os membros e podemos mesmo ter que recomeçar tudo do zero.

O Wordpress que é uma plataforma para blogues muito eficiente e fácil de usar, pode ser usada também para criar uma excelente rede social usando para isso o BuddyPress.

Com este artigo pretende-se explicar como usar o Buddypress. O Buddypress é um plugin que é instalado no Wordpress e que assim nos permite criar um site com uma rede social nossa. Com a rede social criada com o Buddypress podemos reunir uma comunidade de pessoas interessadas num determinado tema, e que poderão interagir, manifestar as suas prferências, partilhar conteúdos, criar grupos, etc.

Passos para criar uma Rede Social com o BuddyPress:

  1. Instalar o Wordpress - Instalar o Wordpress é muito simples, é uma tarefa que se consegue fazer em cerca de 5 minutos. Para o fazer terá que ter uma conta de hospedagem num servidor. Depois de fazer o upload dos arquivos do Wordpress para o servidor, e der inicio à instalação, será guiado automaticamente ao longo do processo. Se o seu site for em português não se esqueça de instalar a versão do Wordpress em português. Veja aqui neste link como instalar o Wordpress.

  2. Instalar o Buddypress - Vá ao seu painel do Wordpress, clique em "Plugins". Depois clique no botão "Adicionar Novo". Introduza na caixa de pesquisa "Buddypress" e clique em "Pesquisar Plugins". Instale e active o plugin.

  3. Configurar o Wordpress - Antes de configurar o Buddypress você vai ter que configurar algumas coisas no seu Painel do Wordpress. Terá que permitir que outros utilizadores se registem no seu site. Para isso vá a "Opções\Geral" e seleccione a caixa "Qualquer pessoa se pode registar". Mude também as ligações permanentes para "Estrutura personalizada" (em "Opções\Ligações permanentes") e introduza na caixa /%category%/%postname%/ .

  4. Configurar o Buddypress - No seu painel do Wordpress vá a "Opções\Buddypress" onde vai encontrar quatro separadores: Componentes, Páginas, Configurações e Fóruns. Deverá percorrê-los e configurar o Buddypress de acordo com as suas preferências e conforme as necessidades da sua rede social. No separador "Componentes" poderá activar ou desactivar diferentes componentes. Em "Páginas" precisa de associar uma página do Wordpress a alguns dos componentes que activou no separador anterior. Em "Configurações" pode fazer algumas configurações e em "Fóruns" pode activar os fóruns que passarão a estar disponiveis dentro de cada grupo que for criado na sua comunidade.

  5. Traduzir o Buddypress para português - este passo é muito importante para quem quer ter uma rede social em português. Vá ao site do Buddypress no brasil e faça download da versão mais recente, conforme lá indicado. Coloque os arquivos buddypress-pt_BR.mo e buddypress-pt_BR.po na sua pasta do Wordpress wp-content\languages.
    Atenção, para que a tradução funcione você precisa também que o Wordpress esteja configurado para o mesmo idioma. Para isso edite o arquivo wp-config.php (que fica na raiz da instalação do Wordpress), procure pela linha:
    define ('WPLANG', '');
    e mude para:
    define ('WPLANG', 'pt_BR');

    Nota: Para o português de Portugal deverá usar pt_PT em vez de pt_BR e poderá usar o mesmo arquivo de tradução buddypress-pt_BR.mo (se ainda não houver uma tradução para o português de Portugal disponivel) mas terá que mudar também o nome deste arquivo para buddypress-pt_PT.mo.

    Os títulos dos botões (ou separadores) da barra de menus, que depois da instalação aparecem em inglês Activity, Groups, etc mudam-se no painel do Wordpress. Basta clicar em "Páginas" e mudar o título das páginas.

Estes são os passos principais para instalar uma rede social com o BuddyPress em português. Espero que tenha sido útil e que você possa criar um site de grande sucesso.



Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço de privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado

Eu próprio uso esta empresa
de hospedagem para alojar
os meus sites.

Criar Site Grátis:

Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2015 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

.