Como Instalar o WordPress

Como Fazer Um Site >> Criar Blog >> Como Instalar o WordPress



Se você já tem um domínio e um serviço de hospedagem, você está pronto para avançar e instalar o WordPress.

Uma das caracteristicas do WordPress é que é muito fácil de instalar. Na maior parte dos casos instalar o WordPress é um processo muito simples. Muitos serviços de hospedagem já oferecem ferramentas (por ex. o Fantastico ou o SimpleScripts) que permitem instalar automaticamente o WordPress. Mas se prefere instalá-lo você mesmo também não é nada complicado.

Basta seguir os seguintes passos:


1 - Faça Download do WordPress

A primeira coisa que tem que fazer é o download de uma cópia do WordPress através de um dos seguintes sites:

Depois de entrar num desses sites procure o botão de Download do lado direito da página. O arquivo está no formato ".zip". Clique sobre o botão e faça "guardar" o arquivo no seu computador.


2 - Descompacte o Arquivo

Depois de fazer download do arquivo .ZIP, faça a sua descompactação e ficará com uma pasta no seu computador chamada "wordpress", onde estão todos os arquivos e pastas que vão ser necessários para o seu futuro blog.

Se a sua conta de hospedagem permitir, em alternativa poderá descompactar o arquivo no servidor. Neste caso não precisará dos passos 3 e 4 que se seguem, relacionados com FTP. O que tem que fazer é ir ao Gerenciador de Arquivos da sua conta de hospedagem e fazer o upload do arquivo do wordpress ainda compactado (no formato .zip). É através do Gerenciador de Arquivos que irá fazer a sua descompactação. Os arquivos descompactados vão ficar dentro de uma pasta com o nome "wordpress".


3 - Instale um Programa FTP

FTP vem de File Transfer Protocol. Um programa FTP vai-lhe permitir copiar os arquivos do seu computador para o seu serviço de hospedagem. Há muitos programas FTP disponíveis. Um dos programas FTP mais conhecidos é o Filezilla. O Filezilla é um programa FTP opensource, gratuito, que pode ser obtido neste link.

Leia o Tutorial de FTP - como usar o FileZilla.


4 - Configure o Programa FTP

Configure o seu programa FTP introduzindo o domínio do seu servidor FTP, o nome de usuário e a password. Se você ainda não tiver estes dados, pode obtê-los a partir do seu serviço de hospedagem. Só depois de configurar devidamente o seu programa FTP ele vai conseguir ter acesso remoto ao servidor de hospedagem.

 

5 - Crie uma Base de Dados MySQL

Isto pode variar de empresa de hospedagem para empresa de hospedagem. Normalmente você pode encontrar um link no Painel de Control do seu serviço de hospedagem que permite criar uma Base de Dados MySQL. Crie uma nova Base de Dados. Se possível defina um nome para a Base de Dados que não seja facilmente “descoberto” e uma senha de usuário “forte”.


6 - Insira as Informações da Base de Dados no arquivo CONFIG

Abra a pasta "wordpress" que guardou no seu computador e procure o arquivo chamado "wp-config-sample.php". Abra esse arquivo com um editor de texto (por exemplo com o Bloco de Notas do Windows). Altere as seguintes linhas colocando nelas as informações da Base de Dados que foram definidas no ponto anterior:

define(‘DB_NAME’, ‘dbname‘); // The name of the database
define(’DB_USER’, ‘dbusername‘); // Your MySQL username
define(’DB_PASSWORD’, ‘dbpassword‘); // …and password
define(’DB_HOST’, ‘localhost’); // 99% chance you won’t need to change this value

Só deverá alterar o seguinte:

dbname: substitua pelo nome da base de dados que você criou.
dbusername: substitua pelo nome de usuário com acesso à base de dados.
dbpassword: substitua pela password do usuário com acesso à base de dados.
localhost: normalmente este valor não precisa ser alterado. Entretanto se tiver dúvidas neste ponto, deverá entrar em contacto com o seu serviço de alojamento para averiguar da necessidade de alterar também este campo.

Depois das modificações terem sido efectuadas salve o arquivo com o nome de "wp-config.php" na mesma pasta onde estava o arquivo "wp-config-sample.php".


7 - Colocar os arquivos do WordPress no Servidor

Abra o seu programa FTP (que deverá ter sido configurado de acordo com as indicações do ponto 4).

Nesta fase você terá que decidir onde quer colocar o WordPress. Você pode colocá-lo na pasta raiz do seu servidor ou numa sub-pasta:

  • Se o colocar na raiz do seu servidor o seu blog ficará acessível por exemplo através de www.seudominio.com .

  • Se o colocar numa sub-pasta o seu blog ficará acessível por exemplo através de www.seudominio.com/blog .

Colocar na raiz - faça upload do conteúdo da pasta “wordpress” (só o conteúdo) para o servidor. Ou seja, você deverá fazer o upload das pastas “wp-admin”, “wp-content” e “wp-includes”, bem como de todos os arquivos existentes dentro da pasta “wordpress” para a pasta raiz do seu servidor.

Colocar numa sub-pasta - altere o nome da pasta "wordpress" para o nome da sub-pasta que pretende, por exemplo "nomedapasta", e a seguir faça upload da pasta “nomedapasta” (não só o conteúdo, mas também a pasta "nomedapasta") para o servidor.

 

Tal como referido no ponto 2 pode ser que o seu serviço de hospedagem permita descompactar os arquivos do wordpress no servidor. Neste caso os arquivos descompactados vão ficar no servidor dentro de uma pasta com o nome "wordpress", nome este que você poderá mudar, ou então poderá copiar todo o conteúdo da pasta "wordpress" para o local onde quer que o wordpress seja instalado (pode copiar para a raiz da sua hospedagem ou para outra pasta dentro da sua hospedagem).


8 - Instalar o WordPress

  • Se você colocou o WordPress na raiz do seu servidor, abra o seu browser e insira o seguinte:
    http://www.seudominio.com/wp-admin/install.php
    (substitua "seudominio.com" pelo nome do seu domínio)

  • Se você colocou o WordPress numa sub-pasta do seu servidor, abra o seu browser e insira o seguinte:
    http://www.seudominio.com/nomedapasta/wp-admin/install.php
    (substitua "seudominio.com" pelo nome do seu domínio e "nomedapasta" com o nome da sub-pasta que você tinha criado)

Depois basta seguir as indicações que surgem no processo de instalação. Será criado automaticamente um nome de usuário "admin" e uma password gerada aleatoriamente.


9 - Efectuar o Primeiro Login no WordPress

No final da instalação do WordPress você deverá fazer login no WordPress com o nome de usuário "admin" e a respectiva password gerada no ponto anterior.

Pronto, o seu blog está instalado e pronto a ser usado!

Daqui em diante para fazer login no seu WordPress insira o endereço do seu blog no browser seguido de /wp-login.php .



Registro de Dominio:
Namecheap.com

Domínios a preços acessíveis.
Inclui serviço de privacidade gratuito.

Hospedagem para seu site:

banner de afiliado

Eu próprio uso esta empresa
de hospedagem para alojar
os meus sites.

Criar Site Grátis:

Loja Virtual Grátis:

BLOG | FÓRUM | Política de Privacidade
Copyright © 2015 - ComoFazerUmSite.com
Design com Dreamweaver

.